Sala de Professores da Escola Secundária de Peniche
Sessão n.º 7 – Maus Humores, 23 de maio de 2024
O título e a moderação da 7.ª tertúlia ficaram a cargo do colega Noel Leopoldo, que também elaborou texto-síntese referente a mais um encontro:
O moderador da tertúlia começou por se referir ao título e ao seu carácter equívoco: “Maus humores”, pois a sua intenção seria que os intervenientes de debruçassem sobre as diferentes categorias do humor e, se possível, que se pensasse sobre a natureza do humor, i.e., por que razão precisamos dele. A Diane falou do mau humor, por influência do cartaz, que mostrava a ligação direta entre o cérebro e os intestinos (o nosso 2.º cérebro) e teceu algumas considerações do foro “psicobiológico”.
O Miguel aproveitou para dar uma colherada na História, referindo-se à velha teoria dos quatro humores (nos primórdios da ciência “médica”). O José Gaspar também se lançou para a História (mais recente), referindo-se à importância de Bordallo Pinheiro no humor luso e à sua irreverência feroz. O Francisco Félix, o culpado disto tudo, aproveitou o fio deixado pela Diane para voltar a tocar na tecla do mau humor e, assim que se preparava para se atirar ao fervor clubístico, foi mandado calar pelo moderador, de forma pouco diplomática, mas não por este último sentir outros calores futebolísticos.
A Helena Duarte gritou “Allo Allo”, despertando as memórias dos presentes, igualmente fãs da série, e a Idalina sublinhou a qualidade do humor inglês pela sua subtileza e inteligência. O Miguel contrapôs a ideia de que o requinte existirá apenas no humor britânico, dando como exemplo as Cantigas de Escárnio e Maldizer, Gil Vicente e a longa tradição de humor popular. E assim decorreu mais uma tertúlia, esta sobre o humor, que rima com amor, e que, tal como este, tem a responsabilidade de nos “ir da lei da morte libertando”.
Mais uma vez, o intervalo passou rapidamente, dado o entusiasmo dos participantes. Muito mais havia para dizer, mas o toque recordou-nos de que as aulas estavam à nossa espera.
A última tertúlia deste ano letivo está pensada para junho e terá um formato mais alargado. Motivos de interesse não faltarão. Vivam as nossas tertúlias!
A Escola Secundária de Peniche é um estabelecimento de ensino secundário localizado em Peniche, Portugal, sendo a única escola desta categoria no concelho. A sua inauguração remonta para 1959.
Religião Moral
XXXVII Peregrinação a Fátima a pé da ESP - 1ª Manhã 04/04/2024Desporto e Atividades Escolares
Petanca na Escola 07/03/202425 de Abril
Guerra colonial nas comemorações do 25 de Abril 20/03/2024Votações
Orçamento Participativo 2024 29/03/2024Desporto e Atividades Escolares
1.º Campeonato de Xadrez Inter-escolas 22/03/2024